Quando entramos num avião, a primeira pessoa que aparece na nossa frente é o comissário de bordo ou de voo, com um uniforme impecável e um sorriso nos lábios.
Engana-se quem pensa que a função desses profissionais (também chamados comissários de bordo para homens e aeromoças para mulheres) se limita a atender passageiros. Eles são responsáveis pela segurança, tranquilidade e bem-estar dos passageiros. Têm que resolver qualquer imprevisto que possa incomodar a viagem. Esses profissionais são verdadeiros agentes de segurança a bordo e estão preparados para qualquer emergência.
Para muitos jovens, essa profissão parece encantadora por não prender o profissional numa rotina dentro de um escritório e por dar a possibilidade de conhecer diversos lugares do mundo. É bom saber que juntamente com as vantagens aparecem algumas exigências, como responsabilidade e nunca perder o bom humor. Parece fácil? Não é. Imagine suportar o cansaço de uma longa viagem para vender a boa imagem da empresa aérea onde trabalha? Imagine manter o bom humor depois de ouvir uma bronca de um passageiro que não gosta do cardápio servido no avião?
A profissão de comissário de bordo é muito mais do que isso.
A profissão surgiu em 15/05/1930, num voo entre as cidades americanas de San Francisco e Cheyenne, quando a enfermeira Ellen Church foi colocada a bordo para atender passageiros com enjôo. Foi a primeira comissária de bordo da história. A profissão é regulamentada pela portaria 3.018.
O trabalho pode parecer, mas não é nada simples. Os comissários de voo trabalham em qualquer voo comercial, e no início de cada mês já recebem sua escala de trabalho, que não pode ultrapassar 176 horas de voo por mês. As escalas incluem finais de semana e feriados. A companhia aérea banca todas as despesas de alimentação e hospedagem quando o profissional tem que pernoitar em alguma cidade.
O QUE É SER COMISSÁRIO DE VOO
As funções desse profissional incluem:
- checagem dos equipamentos de segurança, como máscara de oxigênio e coletes salva-vidas
- disponibilizar comida, bebida, travesseiro e cobertor aos passageiros
- receber e encaminhar cada pessoa aos seu lugar
- demonstrar o uso dos equipamentos de segurança e mostrar as saídas de emergência
- verificar posição das poltronas e uso do cinto de segurança, quando necessário
- transmitir informações sobre tempo de voo e condições meteorológicas
- atender solicitações dos passageiros durante a viagem
- dar atendimento de primeiros socorros em casos de emergência
- conversar e acalmar passageiros ansiosos ou que têm medo de voar (você sabia que o avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro que existe no mundo, perdendo somente para o elevador?)
Existem alguns requisitos básicos para quem quer escolher essa área:
- altura mínima de 1,58m e máxima 1,80m para mulheres e mínima de 1,67m e 1,85m máxima para homens
- peso compatível com a altura
- boa aparência
- capacidade de decisão
- desembaraço
- discrição
- excelente saúde
- firmeza
- gosto por servir
- senso de conveniência
- idade mínima de 18 anos e máxima de 30
- fluência em Inglês e, se possível, em mais um idioma
- 2º grau completo
COMO ENTRAR NA ÁREA
Depois de preencher todas as exigências acima, o futuro comissário deve freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional, entidade homologada pelo Departamento de Aviação Civil para cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo, com carga horária de 138 horas-aula. Após um mês, o candidato passa por um exame físico no Centro de Medicina Aeroespacial e somente aqueles em perfeitas condições físicas e psicológicas continuam.
Depois de preencher todas as exigências acima, o futuro comissário deve freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional, entidade homologada pelo Departamento de Aviação Civil para cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo, com carga horária de 138 horas-aula. Após um mês, o candidato passa por um exame físico no Centro de Medicina Aeroespacial e somente aqueles em perfeitas condições físicas e psicológicas continuam.
O curso inclui aulas de etiqueta, postura, maquiagem, dicção, expressão corporal, conhecimentos gerais de aeronaves, noções de medicina, primeiros socorros, serviços de bordo, simulação de acidentes, sobrevivência na selva e no ar e combate a incêndio.
Depois de aprovado no curso e como certificado do CEMAL, o candidato faz o exame teórico do Departamento de Aviação Civil para obter o certificado de conhecimento técnico, e aí sim está apto a concorrer a uma vaga no mercado. As provas acontecem três vezes por ano, em Abril, Agosto e Novembro.
O recrutamento geralmente se faz pelos currículos que chegam às companhias aéreas e as grandes empresas costumam manter um cadastro de currículos.
A remuneração geralmente é fixa, entre R$ 900,00 e R$ 3.000,00, mais as diárias para os dias passados fora da cidade onde estão baseados. Um comissário iniciante que faz voos domésticos nacionais pode ganhar em torno de R$ 1.200,00 e quando é promovido para rotas internacionais seu salário se multiplica.
O mercado de trabalho para essa área é promissor, apesar de saturado. Entre 1991 e 1996 andou fechado, voltando a se aquecer em 1997, quando as companhias aéreas finalmente aumentaram seu quadro de funcionários. Só a Varig, por exemplo, admitiu nessa época 450 funcionários, um número considerável se pensarmos que no Brasil existem seis mil profissionais dessa área. Em geral, o mercado é competitivo e a seleção é bastante rigorosa. O domínio do idioma Inglês é imprescindível e os candidatos que sabem falar línguas orientais são ainda mais disputados, principalmente quem conhece o idioma japonês.
CURIOSIDADES
Se você quer se tornar um comissário de voo, entenda um pouco do vocabulário utilizado pelos profissionais da aviação:
Levantar tráfego - termo genérico para definir a rota comercial que uma empresa aérea realiza, atraindo carga e passageiros.
No-Show - não comparecimento de um passageiro para o embarque em um voo em que todas as passagens são confirmadas com antecedência.
Upgrade - quando acabam os lugares de classe turística, por exemplo, sobrando ao passageiro uma poltrona em classe superior.
Voo code-share - o passageiro paga pelo voo de uma companhia e decola em um avião de outra empresa.
Voo charter - voo fretado e com limitações, mas mais barato.
Bilhete não-endossável - passagem intransferível, só podendo ser utilizada por uma pessoa determinada e com data marcada.
Aeronave de bandeira - aeronave que tem a nacionalidade do estado e que está registrada e pertence a uma empresa oficialmente regulamentada.
SITES INTERESSANTES
Portal Oficial da Aviação Civil Brasileira
www.dac.gov.br
Portal Oficial da Aviação Civil Brasileira
www.dac.gov.br
AEB - Agência Espacial Brasileira
www.agespacial.gov.br
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
www.inpe.br
www.agespacial.gov.br
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
www.inpe.br
FONTE:Ana Paula Ruiz
Para mais informações indicamos também o site Meio Aereo! Tripulação
ResponderExcluirAchei muito interessante essa profissão , tenho um sonho de ser comissário, tenho apenas 16 anos ainda , mas já corro atrás dos meus objetivos, faço o inglês,espanhol e pretendo fazer depois o curso de mandarim, libras e françês. até completar meus 18 anos já estarei falando fluênte pelomenos em duas línguas extrangeiras.
ResponderExcluiro site é muito interessante mesmo , faz com que as pessoas que querem seguir esta profissão venham à conhecer melhor o que é ser um comissário de bordo ou uma aeromoça. parabéns , e que se Deus quiser em 2013 ou 2014 estarei juntos com esta equipe fazendo com que os passageiros se sintam em casa durante a viagem.
até lá aguardo ansiosamente !
Ser comissário de bordo é poder ir além da imaginação.É poder viajar muito,conhecer novas pessoas,culturas etc. Mas como qualquer profissão há um lado negativo, a distancia da familia devido a muitos voos e possíveis escalas.
ResponderExcluirMas conseguirei enfrentar esse ponto negativo.
Quero ser um comissário de bordo.
Vou a luta!!!
contato: gleysonfab.blogspot.com
Ola pessoal, sou comissario no oriente medio e gostaria de saber se alguem tem informacoes de empresas de voos fretados e privados no Brasil.
ResponderExcluirTrabalho a 2 anos e meio na primeira classe e falo Japones e Ingles fluentemente alem do portugues.
Quem souber de algo por favor me mande as informacoes por e-mail; ndouglas88@hotmail.co.uk